sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.2 - PITEC
CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DA CURSITA: CHAIANE GEIB

CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Plano de aula:
Autora: Chaiane Geib
Turma: 1º ano (Ensino Fundamental)
Tema: Desmatamento e Reciclagem (De onde vem o papel?)
Disciplina: Ciências
Duração das atividades: 4 aulas de 60 minutos

Objetivos:
 Apresentar saberes sócio-culturais sobre o tema;
 Socializar o tema em questão;
 Contextualizar as diferentes ideias em sala;
 Conscientizar os alunos sobre a importância do uso racional e a reciclagem do papel, que podem diminuir a derrubada de árvores;
 Destacar a importância da preservação da natureza;

Conteúdos:
 A intencionalidade das aulas esta voltada para a disciplina de Ciências, destacando a importância da preservação do meio ambiente, das árvores e despertando a curiosidade para outras descobertas.

Metodologia:
Foram necessárias 4 aulas de 60 minutos, ou seja, uma tarde toda para ser trabalhado o conteúdo, divididos na seguintes etapas:
 1ª etapa: Iniciar a aula com um debate de questões do tipo: De onde vem o papel? Do que é feito? Quantos e quais os tipos de papéis que conhecem? Qual sua utilidade?
Fazer essas perguntas é importante, pois, além de ser uma forma de chamar a atenção para o tema, pode ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto (há a possibilidade da idéia de que o papel vem da papelaria).
 2ª etapa: Levar os computadores do Projeto UCA (um computador por aluno) na sala e juntos, assistir o vídeo “ De onde vem o papel?”
Esse vídeo, que na verdade mescla filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, e de forma resumida e atraente expõe respostas para as questões iniciais da aula. Peça aos alunos que observem bem e guardem as novas informações obtidas para as perguntas feitas no início da aula. As respostas dos alunos coincidem com as oferecidas pelo vídeo?
 3ª etapa: Os alunos devem relacionar o processo de produção do papel à sua matéria-prima – as árvores. O vídeo já traz indicações sobre isso, mas talvez seja necessário que reforce essa relação. Por exemplo: para fazermos suco, podemos usar a fruta sem ter que matar a árvore. Porém, para fazer papel, a árvore inteira precisa ser derrubada. Será que os alunos conseguem perceber a relação entre desperdício de papel, desmatamento (ainda que de áreas reservadas para tal fim), lixo e reciclagem? Caso não observem esta relação, é importante que você destaque esse aspecto para eles. Os recursos de aprofundamento podem ajudar nessa tarefa. Dar continuidade as questões do tipo: Para fazer papel, a árvore tem que ser derrubada inteira. Quanto mais papel se usa, mais papel deve ser comprado. Para que o papel possa ser comercializado, ele deve primeiro ser produzido, e para sua produção é necessária a derrubada de árvores. Logo, quanto mais papel for usado, mais árvores serão derrubadas. Da mesma forma, o uso racional pode levar à diminuição do desmatamento com finalidade de produção de papel.
 4ª etapa: Por fim, peça aos alunos que façam um desenho que relacione o uso do papel ao desmatamento. Os alunos devem fazer uma contraposição entre uso racional (levando a um menor desmatamento) e uso indiscriminado (levando a um maior desmatamento e um aumento da quantidade de lixo). Esse desenho será o objeto da avaliação.

Avaliação:
Ao avaliarmos os alunos levaremos em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo com critérios norteadores:
 A participação no diálogo ocorrido no decorrer da aula;



Nenhum comentário:

Postar um comentário