ATIVIDADE 1.4
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DOS CURSISTAS: ADAIR, CHAIANE, LEY-LY-NAY E MARY
BANCO DE PROJETOS
Escola Municipal Cristalino
SÉRIES
1° Ano Matutino, 1 ° Ano Vespertino, Pré II – Vespertino e 4° Ano Vespertino.
NÚMERO DE ALUNOS
1º Ano Matutino – 20 alunos
1º Ano Vespertino – 18 alunos
Pré II – Vespertino – 22 alunos
4º Ano Vespertino – 22 alunos
NÚMERO DE PROFESSORES
4 professores
ÁREA DO CONHECIMENTO
Interdisciplinar
TÍTULO DO PROJETO
Promoção da Igualdade Racial
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
O presente projeto acontece de forma interdisciplinar, pois os conteúdos do
mesmo estão sendo apresentados de maneira articulada com todas as disciplinas. Aqui
há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.
Descrição geral do Projeto
O presente projeto faz parte da formação continuada oferecida pela Secretaria
Municipal de Educação de Água Boa – MT.
Sabemos que de acordo com a Lei Federal n° 10.639, de 2003, acrescentou
três artigos à lei 9394/96, que tornou obrigatória a inclusão do ensino da História
da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino
públicos e particulares da educação básica. Partindo daí percebe-se que é papel da
escola oferecer uma educação que reconheça o negro em sua singularidade para
que, assim, possamos realmente pensar em uma sociedade mais igualitária. Isso
nos faz posicionar politicamente dentro desse debate e construir práticas efetivas e
democráticas que transformem a trajetória dos alunos negros em uma oportunidade
ímpar de vivência, aprendizado, reconhecimento e respeito às diferenças.
Infelizmente não podemos negar que, em nosso país, a condição racial, ainda
constitui um fator de privilégio para brancos e de exclusão e desvantagens para não-
brancos. Essa inquestionável situação de inferioridade de que se encontra o negro na
estrutura socioeconômica brasileira é algo que nos faz acreditar nesse projeto. Enfim o
que esperamos com esse trabalho é desencadear um efeito multiplicador da melhoria
nas condições socioeconômicas e educacionais tanto dos alunos, familiares e
comunidade que ainda hoje amargam os efeitos nefastos da escravidão e da
discriminação racial.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS
- Máquina digital
- Data show
- Computadores
- Laptops
- Internet
- Scaner
- Impressora
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Curso de Aperfeiçoamento - Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.
Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – NEPRE.
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