terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pitec - Atividade 1.4

ATIVIDADE 1.4

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

NOME DOS CURSISTAS: ADAIR, CHAIANE, LEY-LY-NAY E MARY


BANCO DE PROJETOS


Escola Municipal Cristalino


SÉRIES


1° Ano Matutino, 1 ° Ano Vespertino, Pré II – Vespertino e 4° Ano Vespertino.


NÚMERO DE ALUNOS


1º Ano Matutino – 20 alunos


1º Ano Vespertino – 18 alunos


Pré II – Vespertino – 22 alunos


4º Ano Vespertino – 22 alunos


NÚMERO DE PROFESSORES


4 professores


ÁREA DO CONHECIMENTO


Interdisciplinar


TÍTULO DO PROJETO


Promoção da Igualdade Racial


CARACTERÍSTICAS DO PROJETO


O presente projeto acontece de forma interdisciplinar, pois os conteúdos do

mesmo estão sendo apresentados de maneira articulada com todas as disciplinas. Aqui

há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.


Descrição geral do Projeto


O presente projeto faz parte da formação continuada oferecida pela Secretaria

Municipal de Educação de Água Boa – MT.


Sabemos que de acordo com a Lei Federal n° 10.639, de 2003, acrescentou

três artigos à lei 9394/96, que tornou obrigatória a inclusão do ensino da História

da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino

públicos e particulares da educação básica. Partindo daí percebe-se que é papel da


escola oferecer uma educação que reconheça o negro em sua singularidade para

que, assim, possamos realmente pensar em uma sociedade mais igualitária. Isso

nos faz posicionar politicamente dentro desse debate e construir práticas efetivas e

democráticas que transformem a trajetória dos alunos negros em uma oportunidade

ímpar de vivência, aprendizado, reconhecimento e respeito às diferenças.


Infelizmente não podemos negar que, em nosso país, a condição racial, ainda

constitui um fator de privilégio para brancos e de exclusão e desvantagens para não-

brancos. Essa inquestionável situação de inferioridade de que se encontra o negro na

estrutura socioeconômica brasileira é algo que nos faz acreditar nesse projeto. Enfim o

que esperamos com esse trabalho é desencadear um efeito multiplicador da melhoria

nas condições socioeconômicas e educacionais tanto dos alunos, familiares e

comunidade que ainda hoje amargam os efeitos nefastos da escravidão e da

discriminação racial.


TECNOLOGIAS UTILIZADAS


- Máquina digital


- Data show


- Computadores


- Laptops


- Internet


- Scaner


- Impressora


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


Curso de Aperfeiçoamento - Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.


Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – NEPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário