No decorrer do ano letivo de 2011 foi desenvolvido o projeto UCA (Um computador por aluno). Houve alguns encontros presenciais envolvendo toda a turma e professores regentes do curso.
Eu, professora Chaiane Geib, desenvolvi o projeto UCA com a turma do 1º ano Vespertino do Ensino Fundamental na Escola Municipal Cristalino.
O processo foi lento e dividido em algumas aulas ( 2 horas aulas por semana), devido a faixa etária dos alunos (6 anos). Iniciamos com uma aula de apresentação dos laptops, passamos 2 horas aulas conhecendo o pequeno computador, onde liga, desliga, a tela, teclado, o espaço do mouse. Em uma outra semana, com outras 2 horas aulas relembramos todo o processo e personalizamos cada laptop com a fotografia de cada aluno. Em um terceiro momento, em uma aula de ciências, pequisamos “De onde vem o papel?” nos laptops e então todos assistiram a um vídeo, cada um com seu laptop. Ficaram maravilhados com a resposta e alguns assistiram 2 ou 3 vezes novamente. Em um quarto momento, sem o uso dos laptops, os alunos relataram através de desenhos a descoberta de onde vem o papel e a aula foi encerrada com um cartaz expondo os desenhos dos mesmos.
O uso dos laptops com o 1º ano do Ensino Fundamental foi um processo lento e que adquiriu várias horas aulas para desenvolver apenas uma aula de ciências, porém, bastante prazerosa e gratificante, pois os mesmos ficaram maravilhados fazendo o uso dos pequenos computadores.
Eu, professora Chaiane Geib, desenvolvi o projeto UCA com a turma do 1º ano Vespertino do Ensino Fundamental na Escola Municipal Cristalino.
O processo foi lento e dividido em algumas aulas ( 2 horas aulas por semana), devido a faixa etária dos alunos (6 anos). Iniciamos com uma aula de apresentação dos laptops, passamos 2 horas aulas conhecendo o pequeno computador, onde liga, desliga, a tela, teclado, o espaço do mouse. Em uma outra semana, com outras 2 horas aulas relembramos todo o processo e personalizamos cada laptop com a fotografia de cada aluno. Em um terceiro momento, em uma aula de ciências, pequisamos “De onde vem o papel?” nos laptops e então todos assistiram a um vídeo, cada um com seu laptop. Ficaram maravilhados com a resposta e alguns assistiram 2 ou 3 vezes novamente. Em um quarto momento, sem o uso dos laptops, os alunos relataram através de desenhos a descoberta de onde vem o papel e a aula foi encerrada com um cartaz expondo os desenhos dos mesmos.
O uso dos laptops com o 1º ano do Ensino Fundamental foi um processo lento e que adquiriu várias horas aulas para desenvolver apenas uma aula de ciências, porém, bastante prazerosa e gratificante, pois os mesmos ficaram maravilhados fazendo o uso dos pequenos computadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário