CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDEIA DE RAÇA
Após estudar o módulo VII (Construção social da idéia de raça), nós professoras : Chaiane (1ºano V), Ley-Ly-Nay (1ºano M) e Mary (Pré II V), levamos o assunto para as salas de aula e transformamos nossas salas de aula em laboratórios de observação.
Primeiramente, conversamos com os alunos a respeito do assunto, levantamos um momento de reflexão sobre a cor de cada aluno e posteriormente, entregamos revistas (CARAS) e pedimos para cada um procurar alguma pessoa na qual eles admirassem, que eles gostariam de ser quando crescer ou que fossem semelhantes a eles mesmos. Os resultados foram surpreendentes nas três salas de aula, embora, com muita semelhança nos resultados.
Com o 1º ano vespertino (Professora: Chaiane), os alunos demonstraram bastante interesse e alegria em realizar essa tarefa. Procuraram artistas famosos que estão atuando nas novelas, porém com pouca semelhança a eles, principalmente na cor. Alguns admiram a beleza, outros os cabelos, roupas e outros até mesmo os olhos e cor de pele.
Com o 1º ano matutino (Professora Ley-Ly-Nay), foi muito prazeroso ver a forma como os alunos se comportam sem nenhum tipo de discriminação em relação aos outros, e se sentem tão importantes e valorizados, o que demostra que sua alta estima é elevada, e que não se sentem diferentes dos outros que tem a pele e os olhos mais claros, os cabelos lisos ou afros. Outro detalhe que pode ser observado e quanto o que eles escolheram como profissão, já que, isso também era um detalhe importante quando escolhiam seus personagens. Pode se observar o brilho nos olhos daquelas pequenas celebridades que sem preconceito se iguala a todos.
E com o Pré II vespertino (Professora Mary), os alunos ficaram bem entusiasmados pelo fato da aula promover uma maior interação e liberdade de se expressarem no grupo. Dentre os alunos, o que mais me chamou atenção foi a escolha de um aluno que é moreno se identificou pela cor de pele clara e os outros fizeram suas escolhas visando a fama e a beleza dos artistas.
Portanto, é possível perceber que com as três turmas houveram semelhanças na reação dos alunos quanto a se trabalhar sobre a questão da cor da pele, enquanto uns procuraram famosos com a cor de pele parecida com eles mesmo, outros procuraram o inverso, a vontade de ter outro tipo de cor de pele e houve também aqueles que pensaram somente na fama do artista.
Primeiramente, conversamos com os alunos a respeito do assunto, levantamos um momento de reflexão sobre a cor de cada aluno e posteriormente, entregamos revistas (CARAS) e pedimos para cada um procurar alguma pessoa na qual eles admirassem, que eles gostariam de ser quando crescer ou que fossem semelhantes a eles mesmos. Os resultados foram surpreendentes nas três salas de aula, embora, com muita semelhança nos resultados.
Com o 1º ano vespertino (Professora: Chaiane), os alunos demonstraram bastante interesse e alegria em realizar essa tarefa. Procuraram artistas famosos que estão atuando nas novelas, porém com pouca semelhança a eles, principalmente na cor. Alguns admiram a beleza, outros os cabelos, roupas e outros até mesmo os olhos e cor de pele.
Com o 1º ano matutino (Professora Ley-Ly-Nay), foi muito prazeroso ver a forma como os alunos se comportam sem nenhum tipo de discriminação em relação aos outros, e se sentem tão importantes e valorizados, o que demostra que sua alta estima é elevada, e que não se sentem diferentes dos outros que tem a pele e os olhos mais claros, os cabelos lisos ou afros. Outro detalhe que pode ser observado e quanto o que eles escolheram como profissão, já que, isso também era um detalhe importante quando escolhiam seus personagens. Pode se observar o brilho nos olhos daquelas pequenas celebridades que sem preconceito se iguala a todos.
E com o Pré II vespertino (Professora Mary), os alunos ficaram bem entusiasmados pelo fato da aula promover uma maior interação e liberdade de se expressarem no grupo. Dentre os alunos, o que mais me chamou atenção foi a escolha de um aluno que é moreno se identificou pela cor de pele clara e os outros fizeram suas escolhas visando a fama e a beleza dos artistas.
Portanto, é possível perceber que com as três turmas houveram semelhanças na reação dos alunos quanto a se trabalhar sobre a questão da cor da pele, enquanto uns procuraram famosos com a cor de pele parecida com eles mesmo, outros procuraram o inverso, a vontade de ter outro tipo de cor de pele e houve também aqueles que pensaram somente na fama do artista.
Olá Professora Chaiane!
ResponderExcluirMuito interessante esse trabalho! Parabéns as professoras envolvidas!
Colha bons dias e bom final de semana!
Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de seu Turíbio’ no http://jefhcardoso.blogspot.com
“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)