sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.2 - PITEC
CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DA CURSITA: CHAIANE GEIB

CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Plano de aula:
Autora: Chaiane Geib
Turma: 1º ano (Ensino Fundamental)
Tema: Desmatamento e Reciclagem (De onde vem o papel?)
Disciplina: Ciências
Duração das atividades: 4 aulas de 60 minutos

Objetivos:
 Apresentar saberes sócio-culturais sobre o tema;
 Socializar o tema em questão;
 Contextualizar as diferentes ideias em sala;
 Conscientizar os alunos sobre a importância do uso racional e a reciclagem do papel, que podem diminuir a derrubada de árvores;
 Destacar a importância da preservação da natureza;

Conteúdos:
 A intencionalidade das aulas esta voltada para a disciplina de Ciências, destacando a importância da preservação do meio ambiente, das árvores e despertando a curiosidade para outras descobertas.

Metodologia:
Foram necessárias 4 aulas de 60 minutos, ou seja, uma tarde toda para ser trabalhado o conteúdo, divididos na seguintes etapas:
 1ª etapa: Iniciar a aula com um debate de questões do tipo: De onde vem o papel? Do que é feito? Quantos e quais os tipos de papéis que conhecem? Qual sua utilidade?
Fazer essas perguntas é importante, pois, além de ser uma forma de chamar a atenção para o tema, pode ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto (há a possibilidade da idéia de que o papel vem da papelaria).
 2ª etapa: Levar os computadores do Projeto UCA (um computador por aluno) na sala e juntos, assistir o vídeo “ De onde vem o papel?”
Esse vídeo, que na verdade mescla filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, e de forma resumida e atraente expõe respostas para as questões iniciais da aula. Peça aos alunos que observem bem e guardem as novas informações obtidas para as perguntas feitas no início da aula. As respostas dos alunos coincidem com as oferecidas pelo vídeo?
 3ª etapa: Os alunos devem relacionar o processo de produção do papel à sua matéria-prima – as árvores. O vídeo já traz indicações sobre isso, mas talvez seja necessário que reforce essa relação. Por exemplo: para fazermos suco, podemos usar a fruta sem ter que matar a árvore. Porém, para fazer papel, a árvore inteira precisa ser derrubada. Será que os alunos conseguem perceber a relação entre desperdício de papel, desmatamento (ainda que de áreas reservadas para tal fim), lixo e reciclagem? Caso não observem esta relação, é importante que você destaque esse aspecto para eles. Os recursos de aprofundamento podem ajudar nessa tarefa. Dar continuidade as questões do tipo: Para fazer papel, a árvore tem que ser derrubada inteira. Quanto mais papel se usa, mais papel deve ser comprado. Para que o papel possa ser comercializado, ele deve primeiro ser produzido, e para sua produção é necessária a derrubada de árvores. Logo, quanto mais papel for usado, mais árvores serão derrubadas. Da mesma forma, o uso racional pode levar à diminuição do desmatamento com finalidade de produção de papel.
 4ª etapa: Por fim, peça aos alunos que façam um desenho que relacione o uso do papel ao desmatamento. Os alunos devem fazer uma contraposição entre uso racional (levando a um menor desmatamento) e uso indiscriminado (levando a um maior desmatamento e um aumento da quantidade de lixo). Esse desenho será o objeto da avaliação.

Avaliação:
Ao avaliarmos os alunos levaremos em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo com critérios norteadores:
 A participação no diálogo ocorrido no decorrer da aula;



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Atividade 2.4 -Pitec

Reflexão do artigo (Uma nova cultura de aprendizagem)


Após realizar a leitura do artigo em questão, eu, professora Chaiane sinto que não estou totalmente pronta para a cultura digital, assim como vários professores ainda não estão prontos. É preciso uma preparação maior, mais cursos de aperfeiçoamento para o manuseio das máquinas e inovações do mercado de trabalho e mais tempo para ser trabalhado.


Minha postura mediante a integração das tecnologias ao currículo, confesso que não é de fácil aceitação, pois quando se trata de novas tecnologias, da palavra “novo” nos assusta e nos traz uma certa insegurança, mas estou disposta a aprender e incluir ao currículo, pois entendo que isso faz parte do nosso dia a dia e que é preciso nos atualizar no tempo se queremos acompanhar o mesmo.

Atividade 2.2 - Pitec

Reflexão da atividade: Currículo e suas características

De acordo com a temática abordada, posso relatar que minha experiência em compartilhar com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristalino, a socialização do trabalho por projeto envolvendo os conteúdos disciplinares com o uso dos recursos tecnológicos foi um trabalho diferente, cansativo, porém gratificante.

Usamos os computadores do Projeto UCA (um computador por aluno) na aula de ciências, onde o assunto discutido em sala era: De onde vem o papel? Então, assistimos um vídeo em forma de desenho que se encontra no portal do professor ou no you tube mesmo explicando o assunto em questão.

O manuseio das máquinas não é muito fácil, pois se tratam de crianças com 6 e 7 anos, no qual precisam da ajuda da professora para aprender a manusear, porém gratificante, pois eles adoraram.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Módulo IX

REMINISCÊNCIAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL

De acordo com o módulo IX (Reminiscências africanas no português no Brasil), onde destaca o processo de compreensão positiva das influências africanas no português falado no Brasil, nós professoras: Chaiane (1º ano V), Ley-Ly-Nay (1º ano M) e Mary (Pré II V) desenvolvemos uma aula, cada qual na sua sala, com abertura de uma discussão e livre expressão da fala sobre alguns alimentos.
Apresentamos vários alimentos de origem africana que se encontram na mesa do brasileiro diariamente, tais como: o amendoim, a banana, o café, o coco, o gengibre, o milho e outros.
Foram questionados em sala também sobre algumas palavras usadas no dia a dia do povo brasileiro, mas que são de origem africana.
E para finalizar a aula sobre Relações Raciais, desenvolvemos uma atividade no caderno sobre o assunto em questão.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Atividade 1.5 Pitec

ATIVIDADE 1.5

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

NOME DOS CURSISTAS: ADAIR,CELIR,CHAIANE,DIVINA,ELEUZA E MARY


PROPOSTA DE PROJETOS



PROJETO: GINCANA DA LIBERDADE


Identificação : O projeto será realizado na Escola Municipal Cristalino, no

mês de setembro , envolvendo toda a escola e será abortado diversos temas

na área de conhecimentos gerais e atividades culturais. Esse grupo de

professores ficara encarregados de organizar as provas dos alunos da pré

escola até a 3º ano, isso vai envolver 9 turmas.


Titulo do projeto: Gincana da Liberdade


Tema: FAMÍLIA E ESCOLA


Descrição geral do projeto



O projeto tem como objetivo geral oportunizar aos estudantes

momentos de cultura, esporte e lazer e fazer com que todos os alunos

reflitam e ajam com mais humanidade, liderança, autonomia, compromisso e

responsabilidade social.


Para que o projeto aconteça os professores são sorteados em grupos

e passam a ajudar os alunos que são eleitos lideres e vice-lideres da gincana.

A comissão organizadora faz a seleção das provas e a organização do evento

em colaboração com os lideres. Os alunos precisam organizar seus grupos

com grito de guerra, bandeira da equipe, realizar a prova cultural ( uma

apresentação artística e realizar a pintura do muro com uma ilustração que

envolva o tema da gincana), vender as rifas, e realizado o soletrando e varias

provas de conhecimento que são previamente selecionadas. Temos também o

momento esportivo onde cada equipe organiza o time que ira representar sua

equipe e também precisam organizar um time de pai e de mãe ( de preferência

de membros de sua equipe ) para realizar a prova do jogo com os pais.Os

alunos também fazem a divulgação na radia e na TV, preparam uma postagem

no blog da escola onde deve aparecer o nome da gincana, o grito de guerra, o

nome da equipe, cor líder e vice líder e professores coordenadores do grupo,

fotos da equipe e da bandeira que foi confeccionada por eles para representar

sua equipe.


A gincana será oficialmente aberta com um evento na escola “Cinema

na Escola” onde eles irão assistir a um filme escolhido pela escola, com direito

a pipoca e uma apresentação do grupo de balé da escola. A presença de cada

pai ira contar ponto para a equipe de seu filho.


O projeto acontece de forma interdisciplinar abordando diversos temas, e a

participação dos alunos e muito importante neste processo.


Tecnologias envolvidas.


Para desenvolver esse projeto a escola vai utilizar de algumas tecnologias

disponíveis tais como: datashow , vídeos , maquina fotográfica, computadores,

impressoras.

Pitec - Atividade 1.4

ATIVIDADE 1.4

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

NOME DOS CURSISTAS: ADAIR, CHAIANE, LEY-LY-NAY E MARY


BANCO DE PROJETOS


Escola Municipal Cristalino


SÉRIES


1° Ano Matutino, 1 ° Ano Vespertino, Pré II – Vespertino e 4° Ano Vespertino.


NÚMERO DE ALUNOS


1º Ano Matutino – 20 alunos


1º Ano Vespertino – 18 alunos


Pré II – Vespertino – 22 alunos


4º Ano Vespertino – 22 alunos


NÚMERO DE PROFESSORES


4 professores


ÁREA DO CONHECIMENTO


Interdisciplinar


TÍTULO DO PROJETO


Promoção da Igualdade Racial


CARACTERÍSTICAS DO PROJETO


O presente projeto acontece de forma interdisciplinar, pois os conteúdos do

mesmo estão sendo apresentados de maneira articulada com todas as disciplinas. Aqui

há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.


Descrição geral do Projeto


O presente projeto faz parte da formação continuada oferecida pela Secretaria

Municipal de Educação de Água Boa – MT.


Sabemos que de acordo com a Lei Federal n° 10.639, de 2003, acrescentou

três artigos à lei 9394/96, que tornou obrigatória a inclusão do ensino da História

da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino

públicos e particulares da educação básica. Partindo daí percebe-se que é papel da


escola oferecer uma educação que reconheça o negro em sua singularidade para

que, assim, possamos realmente pensar em uma sociedade mais igualitária. Isso

nos faz posicionar politicamente dentro desse debate e construir práticas efetivas e

democráticas que transformem a trajetória dos alunos negros em uma oportunidade

ímpar de vivência, aprendizado, reconhecimento e respeito às diferenças.


Infelizmente não podemos negar que, em nosso país, a condição racial, ainda

constitui um fator de privilégio para brancos e de exclusão e desvantagens para não-

brancos. Essa inquestionável situação de inferioridade de que se encontra o negro na

estrutura socioeconômica brasileira é algo que nos faz acreditar nesse projeto. Enfim o

que esperamos com esse trabalho é desencadear um efeito multiplicador da melhoria

nas condições socioeconômicas e educacionais tanto dos alunos, familiares e

comunidade que ainda hoje amargam os efeitos nefastos da escravidão e da

discriminação racial.


TECNOLOGIAS UTILIZADAS


- Máquina digital


- Data show


- Computadores


- Laptops


- Internet


- Scaner


- Impressora


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


Curso de Aperfeiçoamento - Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.


Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – NEPRE.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Relações Raciais (Módulo VIII)

IDENTIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA



Após o estudo e reflexão sobre o módulo VIII (Identidade e Cultura Afro-brasileira, no qual ressalta: “As contribuições africanas estão em toda parte; na música, no sabor da culinária, na arte, no cinema e outros”, nós, professoras: Chaiane (1º ano V), Ley-Ly-Nay (1º ANO M) e Mary (Pré II) realizamos uma pesquisa em sala, através de cartaz, no qual colocamos 4 pessoas famosas em destaque: Edson Arantes do Nascimento “Pelé” ( ex-jogador), Will Smith (ator do seriado “Um maluco no pedaço”), Gilberto Gil (cantor) e Naomi Campbell (modelo) e levantamos a seguinte questão: “Quem é mais conhecido(a)?”
Dentre as três turmas, “Pelé” se destacou na turma do Pré II e 1º ano M, já na turma do 1º ano V quem se destacou mais entre os 4 famosos foi Will Smith.
Segundo o levantamento em geral, Pelé foi o mais votado, teve 31 votos de reconhecimento, depois aparece Will Smith com 19 votos de reconhecimento, em seguida um empate entre o cantor Gilberto Gil e a modelo Naomi Campbell com 5 votos de reconhecimento. Em todas as turmas houveram alunos que não reconheceram nenhum deles.
Antes da votação houve uma conversa informal com os alunos a respeito das pessoas escolhidas para o cartaz e posteriormente mostramos os resultados e concluímos o trabalho ressaltando mais uma vez o assunto “Relações Raciais, Diversidade Cultural e Respeito”.