sexta-feira, 20 de maio de 2011

Módulo IV

“O negro e a cultura brasileira – samba”

Respeitar as diferenças é um dos princípios básicos da democracia. Cada povo, cada raça, cada cultura tem identidade própria, peculiaridades que resistem à globalização da economia e da comunicação. A construção de uma sociedade mais justa e feliz ocorre no cotidiano das pessoas com a prática de atitudes positivas em todas as relações humanas, sejam elas familiares profissionais ou comunitárias. A cultura brasileira é formada pela junção de diversas raças que vieram para cá na colonização do Brasil. A cultura mais forte no país e a cultura negra ou afro-descendente.

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.

A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos.

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais.

E com base nesse módulo IV (O negro e a cultura brasileira), nós professoras: Chaiane (1º ano), Mary (Pré II) e Ley-Ly-Nay (1º ano), desenvolvemos cada qual com sua sala a dança do sambalelê.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MÓDULO III

De acordo com os estudos elaborados neste módulo, pudemos relatar a luta pela liberdade racial do povo africano vem desde o século passado, com o território africano sendo subjugado e os povos sendo massacrados e obrigados a se submeterem as autoridades européias.
Mas teve também quem lutasse a favor dos povos africanos que acabaram por influenciarem a cultura afro-descendente no Brasil e em outros países.
W.E.Dubois, Aimé David Fernand e Kwame N’krumah foram formadores de ideologia que propõe a união de todos os povos da África como forma de potenciar a voz do continente entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência desse povo.
Desde então tomamos como nossa a cultura vinda da África, trazida pelos negros, que hoje ainda sofrem o preconceito da cor, da raçae da desigualdade.
O que antes era uma luta pela sobrevivência e o respeito de um povo, hoje se tornou tema de projetos a serem desenvolvidos nas escolas, como este por exemplo, desenvolvido na Escola Municipal Cristalino pelas professoras: Ley-Ly-Nay (1º ano), Mary ( Pré II) e Chaiane (1º ano), que aborda a Diversidade Africana.