quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONHECER A SI MESMO E RESPEITAR O PRÓXIMO

A desigualdade racial é um assunto polêmico e se faz presente nos dias atuais, por isso, nós, professoras: Ley-Ly-Nay, Mary e Chaiane iniciamos um trabalho de conscientização sobre “Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira” com os alunos do 1º ano A, 1º ano B (Ensino Fundamental) e Pré II(Educação Infantil) da Escola Municipal Cristalino.
Iniciamos o trabalho através da observação e análise feita pelo próprio aluno de si mesmo. Assim, ele pôde evidenciar o que há em comum e as diferenças entre os colegas presentes em sala de aula, onde se deu então, o início de um debate em sala.
Foram discutidas em sala de aula as relações étnicas raciais, abordando a importância das diferentes culturas que formam a sociedade. A princípio, o assunto foi em forma de diálogo com o intuito de sensibilizar os alunos sobre a importância da amizade e o respeito as diferenças, questões que envolvem o racismo na sociedade e no dia a dia, finalizando com a fala de cada aluno, seu ponto de vista e experiências vivenciadas. E com a consciência do respeito com todos, sem distinção de raça, cor ou credo.