segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


A criação da internet


A internet foi criada com o objetivo de auxiliar os cientistas e empresários para a comunicação interna e a troca de documentos e experiencias.

Primeiramente, os americanos começaram a criar a comunicação entre computadores, realizaram estudos juntamente com os ingleses para criarem a web, mas as redes ficaram somente em seus países. Vint Cerv criou a WEB, que seria a comunicação entre os computadores e Benet-Lee com dois meses de trabalho, criou a www abrindo a rede para todas as pessoas, dando a liberdade de entrarem em contato com o mundo virtual, tendo as vantagens de procurar, pesquisar, se informar e até se comunicarem, sem discriminação às classes sociais.

Com toda essa surpreendente evolução, a internet se tornou conhecida e utilizada mundialmente por todos os tipos de classes sociais.


Copiar e colar, pode?


Site de informação é condenado por danos morais

O IG (Internet Group do Brasil) foi condenado pala 47ª Vara Cível de Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou textos do autor, que escreve para o concorrente Cocadaboa. A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que, ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contrafração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria.

As modificações dadas possuem, claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto se verifica que naqueles veiculados pelo IG nenhuma alteração substancial foi feita. Não há demonstração de criatividade”, afirmou a magistrada.

Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que, nesse caso, o meio de informação (internet) não torna a obra anônima e nem retira dos eu autor o direito sobre a mesma. “A internet aqui funcionou somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que alei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou não sua reprodução”, finalizou.

(Disponível em http://srv7.tj.rj.gov.br/publicador/exibirnoticia.do?acao=exibirnoticia&ultimasNoticias=1127)


Fundador da Wikipedia alerta universitários sobre risco de erro da folha online


Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site, muitas vezes erradas, para fazer seus trabalhos.

Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia”, afirmou Wales, segunto o site The Register. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.

Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipedia que estavam erradas”, exemplificou o fundador, citando um e-mail. O The Register afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade.

Esse tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipedia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.

(Disponível em http://www.1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20203.shtml)